Sistemas para operações de florestal.

Atualizado: Fev 3

#VocêSabia que existem vários tipos de sistemas em operações florestais?


Nós da Itaeté Forest utilizamos o sistema de toras curtas – Cut to lenght – que é caracterizado pelo processamento da árvore no próprio local de corte. Este é o principal sistema de colheita utilizado em países escandinavos. É o mais antigo sistema de colheita empregado no Brasil.

As máquinas utilizadas nesse sistema são: Harvester de Pneu, Escavadeira “Florestal” com Cabeçote processador e Forwarder.


Utilizamos também o sistema de árvores inteiras – Full tree – que é o corte da madeira, remoção do talhão e processamento em local previamente definido. Este sistema exige elevado índice de mecanização e é aplicado para colheita de árvores de grande porte, em terrenos planos ou acidentados.


#Curiosidade - a maior parte das empresas do Sul do país utilizam este sistema em suas operações, principalmente em corte raso. O baixo custo e a tradição de uso por empresas americanas são os fatores responsáveis pelo seu desenvolvimento no país. As principais máquinas utilizadas no corte e extração no sistema Full Tree são: Feller Bunchers, Shovel Loggers, Skidders, Clambunk Skidder.


São sistemas que se completam para atender a totalidade das operações com a melhor performance e rentabilidade.


Possuímos empresas que se completam para atender a totalidade das operações com a melhor performance e rentabilidade. Conheça a Sudani, nosso braço de reforma.

Conheça nossas empresas: https://www.itaetecapital.com/nossas-empresas

53 visualizações